ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS
LÍNGUA, MEMÓRIA E CULTURA
AS RAÍZES NO PRESENTE
Paraíba, berço de Augusto dos Anjos
Pretendendo refletir acerca da nossa formação profissional adquirida na academia, e atrelada a influência do aprendizado que obtemos nos demais espaços de convivência social, pretendemos esse ano discutir como o educador flutua em meio ao passado, presente e futuro.
A temática nos leva a discussão de como somos influenciados todo o tempo em nossos costumes e atos. É inegável que nossa cultura, nossa língua, carregam a memória de nossos antepassados. Essa mistura foi essencial para a formação de nosso folclore, da nossa tradição.
Entendemos que é imprescindível apresentar nossas manifestações artísticas de diversas formas. Porém, não podemos esquecer de apresentar aos nossos encontristas a nossa historia política, memória de nossas revoluções, das mulheres e homens fortes que participaram ativamente da formação desse país, sem esquecer das nossas belezas naturais e da hospitalidade típica do paraibano.
O Encontro se dará em João Pessoa, trazendo como tema: “Língua, Memória e Cultura: as Raízes do Presente”.
Primeiramente devemos nos questionar o porquê da realização desse encontro na Paraíba. Das muitas respostas podemos destacar a nossa necessidade de movimentar os estudantes de Letras da nossa universidade para seus questionamentos perante o curso e sua inserção no mercado de trabalho. Nosso desejo de apresentar aos nossos encontristas nossa estrutura e nosso celeiro acadêmico, professores e pesquisadores reconhecidos por seus trabalhos que há muito já ultrapassam as barreiras da Paraíba, nos igualando em qualidade a outras grandes universidades do país. Outro dado importante é o fato que até os dias de hoje não encontramos registros da organização de um Encontro Nacional de Estudantes de Letras em nossa universidade, o que nos inspirou a sermos pioneiros nessa empreitada.
Fonte:http://enel2010.com.br/