terça-feira, 2 de agosto de 2011

A “DISSSONÂNCIA” NA POÉTICA DE AUGUSTO DOS ANJOS



SARA RIBEIRO DOS SANTOS [1]

RESUMO
Este trabalho discute a poética de Augusto dos anjos ressaltando seus aspectos heterogênicos (forma/conteúdo/estética periodologica) como suporte para se averiguar uma certa “Dissonância poética”, sob auxilio da ótica vária da critica. Comumente ao se falar em dissonância, logo imagina-se tratar de desarmonia musical, desacordo de sons ou (desafinação, desentoação, discordância, divergência), no caso da poesia, será o resultado da confluência de várias estéticas literárias em uma única obra, – “EU” único livro do poeta. Justifica-se pelo fato da obra não possuir uma unânime classificação estética ou periodologica. Pois sabe-se que a literatura situa-se cogente no devir temporal e no transcurso histórico. É certo que os historiadores e os estudiosos do fenômeno literário, movidos por autênticas exigências críticas, ou, algumas vezes, por razões meramente didáticas, tenham procurado estabelecer determinadas divisões históricas e estas divisões tenham se cristalizado no domínio vastíssimo da literatura. Para melhor discussão, faremos ponte com os críticos Ferreira Gullar, Lúcia Helena, Anatol Rosenfeld, dentre outros e com alguns poetas e pensadores que influenciaram direta ou indiretamente a poética de Augusto dos Anjos, como: Charles Baudelaire, Gottfried Benn, Schopenhauer, Darwin, Spencer, Haeckel, Byron, Cruz e Souza. Na tentativa de se comprovar que o resultado das confluências estéticas se dão por uma “Dissonância poética”.


PALAVRAS-CHAVES: AUGUSTO DOS ANJOS. DISSONÃNCIA POETICA. PERIODIZAÇÃO. CRÍTICA.


[1] Sara Ribeiro dos Santos, Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Artigo apresentado na III Semana de Letras e o I Encontro de Literatura Baiana no Campus VI da UNEB dia 28 de julho de 2011. 


OBS: Logo disponibilizarei o link para o artigo completo, estou aguardando a publicação.
Quem estiver enteressado entre em contato pelo e-mail do blog.

Um comentário:

  1. Eu entrei em seu blog por ver Augusto dos Anjos e me interessei, saber que é o blog mais antigo dedicado ao Grande poeta, é de dar-lhe parabéns!

    ResponderExcluir