segunda-feira, 26 de abril de 2010

ENEL 2010 - Paraíba - João Pessoa - UFPB

 ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS
LÍNGUA, MEMÓRIA E CULTURA
AS RAÍZES NO PRESENTE 

        
 Paraíba, berço de Augusto dos Anjos

          Pretendendo refletir acerca da nossa formação profissional adquirida na academia, e atrelada a influência do aprendizado que obtemos nos demais espaços de convivência social, pretendemos esse ano discutir como o educador flutua em meio ao passado, presente e futuro.
        A temática nos leva a discussão de como somos influenciados todo o tempo em nossos costumes e atos. É inegável que nossa cultura, nossa língua, carregam a memória de nossos antepassados. Essa mistura foi essencial para a formação de nosso folclore, da nossa tradição.
        Entendemos que é imprescindível apresentar nossas manifestações artísticas de diversas formas. Porém, não podemos esquecer de apresentar aos nossos encontristas a nossa historia política, memória de nossas revoluções, das mulheres e homens fortes que participaram ativamente da formação desse país, sem esquecer das nossas belezas naturais e da hospitalidade típica do paraibano.
       O Encontro se dará em João Pessoa, trazendo como tema: “Língua, Memória e Cultura: as Raízes do Presente”.
        Primeiramente devemos nos questionar o porquê da realização desse encontro na Paraíba. Das muitas respostas podemos destacar a nossa necessidade de movimentar os estudantes de Letras da nossa universidade para seus questionamentos perante o curso e sua inserção no mercado de trabalho. Nosso desejo de apresentar aos nossos encontristas nossa estrutura e nosso celeiro acadêmico, professores e pesquisadores reconhecidos por seus trabalhos que há muito já ultrapassam as barreiras da Paraíba, nos igualando em qualidade a outras grandes universidades do país. Outro dado importante é o fato que até os dias de hoje não encontramos registros da organização de um Encontro Nacional de Estudantes de Letras em nossa universidade, o que nos inspirou a sermos pioneiros nessa empreitada.

 Fonte:http://enel2010.com.br/

6 comentários:

  1. Genteee ... Não consigo entrar no site do ENEL de jeito nenhum! Como me inscreverei?
    :]

    ResponderExcluir
  2. Thaynan, o que pode estar acontecendo,seja o fato do site está congestionado, são muitas pessoas ao mesmo tempo tentando se escrever para o ENEL, hoje mesmo eu não consegui acessar, mas continuarei tentando, faça o mesmo, este evento será muito importante.
    Abraços
    Sara

    ResponderExcluir
  3. Aqui está a comunidade oficial do ENEL 2010 no orkut.
    Participem:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92606289

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu faço Letras na UERJ - FFP, e a faculdade deve ir com um onibus. Acontece que eu não gostaria de ficar no alojamento, mas sim em um albergue, ou até, quem sabe, alguma república próxima ao local onde acontecerá o ENEL. Teria alguma coisa pra me indicar? Pra mim e mais uma amiga. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=1GwTmIXnhZY&feature=related

    ResponderExcluir